segunda-feira, 19 de julho de 2010

ABEC - Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais

Acontece nesta semana de 20 a 23 de julho, em Piracicaba - São Paulo, o IV Encontro da ABEC. A ABEC foi fundada em 2004, por ocasião de seu primeiro enontro em SP, na USP. Desde então, bianualmente, seus membros tem se reunido e batalhado por oficializar o registro da Associação, para que esta permaneça e possa se lançar ao futuro.

Se pensarmos na importância da ABEC, ela é o primeiro movimento organizado da pesquisa cemiterial no País, consolidando firmemente a pesquisa em Arte Funerária, lançada por Clarival do Prado Valladares, pesquisador que viajou o Brasil para fotografar cemitérios e que inicia uma escrita sobre arte funerária com seu livro Arte e Sociedade nos Cemitérios Brasileiros, realizado no período de 1960 a 1970.

A ABEC terá pela frente muitos desafios, inicialmente a sua oficialização e registro, que requer paciência e dedicação devido à inúmeras burocracias. Dado este ainda inicial e importante passo, será necessário pensar uma sede para ABEC e na função desta sede, abrigar os tesouros da pesquisa sobre arte funerária levantado por seus pesquisadores. Uma questão que preocupa a muitos membros é o destino e o compartilhamento dos inventários fotográficos cemiteriais, em um tempo de descaracterização e perda de acervos funerários.

Logicamente, este material, após uma sistematização poderá ser disponibilizado online, mas isto irá requerer a participação dedicada de cada autor.

Hoje já contamos com um site, que pode ser conferido em

http://www.estudoscemiteriais.com.br/
.

Referente aos membros da ABEC, estes são de várias localidades brasileiras. A fundação da Associação contou com muito apoio da Profa. Dra. Maria Elizia Borges, autoridade cemiterial de nosso País, e do célebre Prof. Harry Rodrigues Bellomo, que durante anos pesquisa cemitérios e formou um grupo de pesquisadores, que contagiados com a sabedoria e ânimo do professor, iniciaram suas pesquisas na PUC-RS. Não podemos esquecer ainda a iniciativa do Prof. Eduardo Coelho Morgado Rezende que fomentou a idéia em seus tempos iniciais.

Hoje o grupo cresceu e a cada encontro o número de participantes aumenta, bem como as áreas das pesquisas na temática cemitérios.

Vamos agora a uma retrospectiva de momentos da ABEC:



I Encontro, em São Paulo - 2004. A visita foi ao Cemitério da Consolação. Na imagem, Elisiana Trilha Castro, Maria Elizia Borges, Thiago Araújo e Kate Rigo.



II Encontro, em Porto Alegre - 2006. A visita foi ao Cemitério da Santa Casa. Na imagem Maria Elizia Borges, Harry Rodrigues Bellomo, Eduardo Coelho Morgado Rezende e Thiago Nicolau Araújo, outro membro que contribuiu com a fundação da ABEC desde seus tempos iniciais.



II Encontro, em Porto Alegre - 2006. Visita ao Cemitério São Miguel e Almas. Vemos aqui a saudosa Sra. Nina Rizzo, Dra. e pesquisadora cemiterial da Argentina que projetou a ABEC em nível internacional.




II Encontro, em Porto Alegre - 2006. As visitas ao Cemitério São Miguel e Almas e Santa Casa foram guiadas pelo Prof. Ms. Harry Bellomo. A seguir, a pesquisadora que aqui vos posta! e Maria Elizia Borges. Foi uma honra fazer esta fotografia em 2006, com dois dos grandes mestres da minha pesquisa.



II Encontro, em Porto Alegre - 2006. Participantes em frente ao Cemitério da Santa Casa. Você estã se achando aqui? :)


Em breve a segunda parte desta postagem com as imagens do III Encontro da ABEC em Goiânia, 2008.

Obrigada, nos vemos lá em Piracicaba!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário