quarta-feira, 14 de julho de 2010

:::::: Aniversário de Morte de Jacob Aloys ::::::::



Hoje, dia 14 de julho de 2010 é aniversário de morte de Jacob Aloys Friederichs - Mestre Aloys. Proprietário da Casa Aloys, foi sob sua administração que esta memorável empresa consolidou a colocação de arte funerária em cemitérios do Rio Grande do Sul e mesmo em Santa Catarina. Neste dia fazem 60 anos que Jacob Aloys faleceu. Ele foi sepultado no Cemitério da Comunidade São José. Infelizmente seu mausoéu não existe mais. Restou apenas o medalhão, homenagem da Casa Aloys, esculpido por Mario Arjonas.



Nasceu em MERL - Mosela em 03 de fevereiro de 1868. Imigrou para o Brasil em setembro de 1884. Desembarcou no Rio de Janeiro em 29 de outubro de 1868 e chegou a Porto Alegre em 13 de novembro. Sua atuação na arte funerária deve ser reconhecida, não somente pela sua vasta produção, mas pela sua consciência de trabalho, valor artístico e obra. Sua competente firma contratou artistas e artífices que povoaram as necrópoles de Porto Alegre de uma arte finamente trabalhada. Encontramos obras da Casa Aloys nos cemitérios da Santa Casa, São Miguel e Almas, Evangélico e ainda no São José - com destaque para acervo na parte mais antiga do cemitério - São José I que está ameaçado de desaparecer em breve. Infelizmente, a atual administradora do Cemitério desconhece o valor das preciosas obras que guarda.


Uma singela homenagem à Jacob Aloys Friderichs, do Marmorabilia.org




Obrigada Sr. Jacob Aloys, por todo seu trabalho e por ter embelezado tanto nossos cemitérios.

2 comentários:

  1. Olá Luíza, boa tarde.
    Encontrei teu precioso Blog porque estava eu fazendo uma pesquisa sobre Jacob Aloys Friedrichs. Tem muitas histórias que não sei sobre Porto Alegre e, tantos outros lugares e, que estou sempre a cata de saberes e conhecimento. Nem tudo sabemos, não é mesmo? Sou Historiadora e Pesquisadora. Especialista Latus Sensus em História do RGS.
    Queria saber qual foi a contribuição do Jacob Aloys Friedrichs para com o Monumento a Júlio de Castilhos (Cruz Alta, 1860 - Porto Alegre, 1903), na Praça Marechal Deodoro (conhecida como Praça da Matriz). Pergunto isso, pois, tempos atrás, soube que as esculturas dos cachorros que tem em frente ao Monumento (aqueles que ficam antes da escada que dá de fronte ao Theatro São Pedro) não foram feitas pelo mesmo escultor do monumento a Júlio, o artista Décio Villares e, sim, por outro artista-escultor. Tu sabes algo a este respeito?
    Meu e-mail é: katydesiqueira@yahoo.com.br
    e estou no Facebook também, onde faço parte de um Grupo sobre Arte Cemiterial, que creio que pode ser de seu interesse fazer parte e contribuir com tuas pesquisas por lá.
    Obrigada, desde já, por tua atenção e resposta à minha pergunta.
    Um abraço,
    Katy de Siqueira

    ResponderExcluir