segunda-feira, 2 de agosto de 2010

:::::::::IV Encontro da ABEC::::::: Piracicaba 2010

Nosso quarto Encontro foi realizado na Estação da Paulista, Armazém da Cultura em Piracicaba - SP. A organização estava impecável por conta da comissão organizadora (Alcineia Rodrigues dos Santos, Carlos Mendes, Eduardo Gabriel, Maria Elizia Borges, Paulo Renato Tot Pinto, Rosângela Camolesi e Silvia Gonçalves).


Além das comunicações - como sempre momento de obtermos maiores informações e mesmo novidades para nossas pesquisas - nesta edição participamos do Workshop do Arquiteto e Restaurador Ernesto Carvalho, da Taba. O Workshop foi no Cemitério da Saudade e lá aprendemos tudo o que não devemos fazer ao tentar higienizar um túmulo. Esta oficina deveria ser oferecida às administradoras de cemitérios, que definitivamente ainda não possuem claras quaisquer diretrizes de conservação tumular.


A questão da preservação tumular estava em pauta neste Encontro da ABEC: muitos pesquisadores relataram problemas de descaracterização de acervos tumulares em regiões diversas. A participação da Red Iberoamericana de Valorización y Gestión de Cementerios Patrimoniales trouxe contribuições com a conferência de abertura da Presidente da Red Colombiana Catalina Velásquez: Apropiación social, la clave para la recuperación de los cementerios patrimoniales en América Latina, onde apresentou o caso do Cementerio de San Pedro, em Medellín - Colômbia. Foram vários exemplos de ações que revitalizaram este cemitério.


http://es.wikipedia.org/wiki/Museo_Cementerio_San_Pedro


Durante o evento, com a união da ABEC e da RED, foi elaborado um documento sobre a problemática da dilapidação de cemitérios, com foco no caso do Cemitério São José I (1888) de Porto Alegre: após a desertificação do Cemitério São José II (1913) para construção de um estacionamento, a parte mais antiga deste cemitério perde também os seus jazigos para a remodelação do espaço. O episódio relatado durante o IV Encontro da ABEC foi tema de uma carta dirigida à governadora do Rio Grande do Sul, Sra. Yeda Crusius para que as forças administrativas do Estado tenham conhecimento deste triste atropelamento patrimonial. A carta foi assinada por todos os presentes na reunião da ABEC e da RED e entregue a governadora na última semana. A próxima etapa será agora distribuir a carta publicamente para outros representantes administrativos.


Nesta edição do evento, além do workshop no Cemitério da Saudade, visitamos o Cemitério do Campo, conhecido também como Cemitério dos Americanos, em Santa Bárbara do Oeste.


Na segunda noite do Encontro, participamos de um jantar de confraternização e no dia de encerramento fomos para nossa tradicional balada, desta vez, a Seresta na beira do Rio Piracicaba. Durante o evento visitamos também o Engenho Central, em processo de revitalização cultural pela Secretaria de Cultura do município.


Participamos também de uma exposição fotográfica, organizada pelo Foto Clube Piracicaba. O tema naturalmente foi a Arte Funerária. Na banca de vendas, o novíssimo estudos Cemiteriais no Brasil, um ótimo referencial para quem se interessa pelo tema: trata-se de uma coletânea de pesquisas realizadas no País. Organizado por Maria Elizia Borges, Alcinéia dos Santos e Laryssa Gomes.


Para fechar com chave de ouro, no último dia, assistimos a apresentação do Grupo Cemiterium de Porto Alegre. Foi incrível ver alegorias cemiteriais ganharem vida bem na frente dos nossos olhos!! Não percam se puderem ver o grupo, é fantástico.



Durante a nossa reunião administrativa bianual, as Presidentes da ABEC e da Red Iberoamericana, Maria Elizia Borges e Patricia Uribe propuseram um Encontro Internacional para 2011, em Salvador -Bahia, por ocasião do Encontro da Association of Significant Cemeteries in Europe.


Que venha!!!!!! Será incrível certamente!!!!!!!!


Para quem quer saber mais sobre as Associações:


http://www.significantcemeteries.org/


http://redcementeriospatrimoniales.blogspot.com/


http://www.estudoscemiteriais.com.br/




Estação da Paulista - Piracicaba. A cidade é linda!!!



Abertura do IV Encontro da ABEC: Sr. Cezario de Campos Ferrari (Grupo Bom Jesus - apoiador), Catalina Velásquez (Red Colombiana Cementerios Patrimoniales), Rosângela Camolesi (Secretária da Cultura de Piracicaba), Maria Elizia Borges (ABEC), Eduardo Gabriel, um dos organizadores.



Vista interna do local do Encontro - onde aconteciam os deliciosos cafés!!



Luiza Carvalho, Alcinéia Santos e Glaucia Carvalho. Inicio do evento, trabalhando!



" Tia" Kate Rigo (Cemiterium), Elaine Bastianello e Glaucia. Na mão da Kate, o nosso catálogo:Estudos Cemiteriais no Brasil - Catálogo de Livros, Teses, Dissertações e Artigos. Compre o seu!!!!!!!!!



Jantar de confraternização da ABEC: Diego Bernal (Red Iberoamericana), Elaine, Maria Elizia, Isabel Ramírez (Red), e esta que vos posta.



Cemitério do Campo - Santa Bárbara do Oeste. Foi divertido analisar as lápides....



....encontramos inclusive umas rubricas: V.Landin, Irmãos Colluccini... Viviane Comunale, obrigada por esta foto!!



Todos nós no Cemitério do Campo!!! Foto oficial do evento!!



Fiquei muito feliz em ter conhecido a Presidenta da Red Iberoamericana Patricia Uribe, que prontamente apoiou a defesa do Cemitério São José de Porto Alegre.



Assinatura da carta referente à problemática do Cemitério São José: Alcinéia, Maria Elizia, Patricia e Luiza. Foto: Diego Bernal.



Workshop de Conservação e Restauro no Cemitério da Saudade: Ernesto Carvalho e nós no sol, todos com os chapéis que o Eduardo Gabriel gentilmente buscou para nós.



Nós tinhamos equipes, onde cada membro deveria ser incumbido de determinada tarefa... ai estou eu de lider de equipe - a planilha com a ficha de diagnóstico e propostas de intervenção. Como foi legal fazer isso!!!!!!!!!!!!



Nossa equipe iniciou as tarefas após um diagnóstico... primeiro varrer....



.... depois lavar!!!!



O Cemitério da Saudade é repleto de felinos. De todos os pelos possíveis! Foto: Elaine Bastianello.



Equipe unida: Isabel, Patricia, Luiza, Diego, Elaine e Aparecida.


Adicionar imagem

As outras equipes também trabalharam duro!!!!!!! Foto: Elaine.



No final fizemos esta foto. Ficou linda! Foto: Manoela.



Grupo Cemiterium no portão do Cemitério da Saudade. Foto: Diego.



No último dia do evento, fomos agraciados com a peça teatral "Medo do Quê?", do grupoCemiterium de Porto Alegre. Aqui vemos uma bela moça como alegoria da morte!! Direção da Tia Kate Rigo e cenário do Thiago Araújo, membros da ABEC.



A peça teve altos momentos de emoção. Choramos, nos arrepiamos, nos identificamos e também rimos de felicidade por presenciar este lindo espetáculo.



Obrigada aos anjos do Grupo Cemiterium por tornar nosso evento tão inesquecível!!



A Seresta do Largo dos Pescadores. Lindo!



7 comentários:

  1. Luiza,

    O post ficou ótimo!!!!
    Parabéns!!!
    Beijos
    Viviane

    ResponderExcluir
  2. Que lindo blog y que buen reporte. Mil y mil felicitaciones por esta iniciativa y por toda la energía que le pones.

    Mil cariños y un gran abrazo,

    Diego A. Bernal B.
    Secretario Permanente
    Red Iberoamericana de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos Viviane e Diego, muito obrigada pelo apoio e carinho recebidos. É com pensamento em vocês que faço este blog, estou imensamente feliz com que tenham gostado.

    Abraços,

    Luiza FN Carvalho.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao grupo participante do encontro que deu apoio documental para a preservação do cemitério São José I (Porto Alegre).Agradeço e envio minhas saudações, como o desejo de poder participar do próximo encontro
    Laky Gatti

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Luiza, muito bom saber desse trabalho em defesa do São josé!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos pela orhanização deste evento.Principalmente ALcineia.

    ResponderExcluir